Holocoluna – 0026

26 – ORAÇÃO II

 

Publicado em 04.11.06

Oração é uma súplica religiosa, uma prece, uma reza.

Como você leu no artigo anterior – “Oração” –, grande parte das orações deve ter a sua validade prejudica pelo fato de lhe faltar autenticidade e compromisso do orador com o suplicado.

A autenticidade da oração reside nas palavras oriundas do íntimo daquele que faz a prece, naquele exato momento, colocando a sua alma diante de Deus ou do ser supra-humano de sua predileção.

Não raro, o adulto continua a repetir, de forma automática, a oração aprendida ainda na infância. Isto comprova a ausência de criatividade e o desconhecimento da importância do compromisso com a sua própria prece.

Sem qualquer sentimento discriminatório ou preconceituoso quanto à reza aprendida ou o credo religioso, concluo por exemplificar, na prática, o que se verifica com freqüência entre aqueles que rezam o “Pai Nosso”.

Esta oração, mesmo tendo sofrido inúmeras alterações no seu conteúdo, se constitui numa verdadeira confissão de simplicidade, humildade, bondade, altruísmo e pureza do orador, quando diz: … assim como nós perdoamos a quem nos têm ofendido. Será que o orador está sendo sincero com o que reza?

Se a resposta fosse positiva, certamente estaríamos vivendo num mundo plenamente espiritualizado e feliz.

Logo, o conteúdo da oração, assim como o conteúdo a grade curricular nas escolas, deverá aprimorar-se à medida que o orador avance no seu crescimento interior, no seu aperfeiçoamento como ser humano.

Esta realidade será possível com a prática continuada e progressiva da oração individual no exercício da fé, conferindo coerência entre aquilo que se fala com aquilo que se é. E se sente.

Finalmente, um presente para você, uma versão do “Pai Nosso” em aramaico:

“Pai nosso, respiração da Vida”.

Fonte do som, ação sem palavras, Criador do Cosmos!

Faça sua luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós para que possamos torná-la útil.

Ajude-nos a seguir nosso caminho, respirando apenas o sentimento que emana do Senhor.

Nosso Eu, no mesmo passo, possa estar com o seu, para que caminhemos como Reis e Rainhas com todas as criaturas.

Que o seu e o nosso desejo sejam um só, em toda a luz, assim como em todas as formas, em toda existência individual, assim como em todas as comunidades.

Faça-nos sentir a alma da Terra dentro de nós, pois, assim sentiremos a Sabedoria que existe em tudo.

Não permita que a superficialidade e a aparência das coisas no mundo nos iludam. E nos liberte de tudo aquilo que impede nosso crescimento.

Não nos deixe ser tomados pelo esquecimento de que o Senhor é o Poder e a Glória do mundo, a Canção que se renova de tempos em tempos e que a tudo embeleza.

Possa o Seu amor ser o solo onde crescem nossas ações.

Que assim seja!