Holocoluna – 0025

25 – ORAÇÃO

Publicado em 28.10.06

A oração é uma súplica religiosa, uma prece, uma reza.

O ser humano se vale da oração para estabelecer uma ligação ou re-ligação com Deus e seres supra-humanos (beatificados ou não), especialmente quando se encontram em apuros, mas também para pedirem proteção contra todos os males. Isto faz do homem um ser intimamente místico, consciente ou inconscientemente.

Contudo, convém assinalar dois aspectos, no mínimo, curiosos: primeiro, as orações, quase todas, são aprendidas, portanto, impessoais; segundo, o orador simplesmente repete o conteúdo das orações de forma automática e inconsciente, isto é, sem qualquer comprometimento pessoal com aquilo que está rezando.

Logo, conclui-se que grande parte das orações deve ter a sua validade prejudicada, pois além da falta de autenticidade não implica qualquer compromisso do orador.

Esta observação talvez venha revelar a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras no plano humano e, por esta razão, estejamos vivendo momentos de pouco crédito naquilo que ouvimos e naquilo que falamos.

Por isso, pareceria mais sensato a pessoa desenvolver a prática da comunicação pessoal continuada, amigável e desinteressada e com responsabilidade junto aos pertencentes ao Plano Superior.

Assim, manter-se-ia aberto um canal onde a qualquer momento pudessem fluir, naturalmente, mensagens de apelo ou de intercessão na solução específica dos problemas ou na proteção contra os males terrenos, descaracterizando o ato repetitivo de mendicância do ingrato e indiferente que só sabe pedir.

Para o indivíduo desenvolver o bom hábito de ser autêntico e de se comprometer com aquilo que fala necessita praticar exercícios regulares nessa direção, não importando se com seus semelhantes ou com Deus e os seres supra-humanos, pois, na prática, os planos são equivalentes no que diz respeito à psicologia comportamental. O que se pratica aqui se repete ali, e vice-versa.

Por outro lado, a oração é a mais valiosa ferramenta utilizada pelo homem na alimentação das suas esperanças enquanto passageiro deste planeta e no convívio com seus irmãos. A oração é a ponte entre o orador e a entidade Superior sintonizada. Portanto, que esta ligação se faça de forma verdadeiramente respeitosa e com profunda responsabilidade.

Vale lembrar que a oração guarda consigo uma característica própria de altruísmo, o que significa dizer o quanto importante se torna extinguir o egoísmo nas relações interpessoais, nos diferentes ambientes, tais como familiar, profissional e social.

Com a observância dos detalhes acima, conclui-se que a oração torna-se frutífera na medida em que o orador seja realmente merecedor, considerando-se que a justiça no Plano Superior é irretocável e inatingível pelo ser terreno.

É com esta compreensão que a Holosofia reconhece a oração como um infalível agente terapêutico para os grandes males da humanidade, dentre os quais a carência afetiva, o rebaixamento da auto-estima, a dependência das drogas, a depressão, a desagregação familiar, o fracasso profissional e o suicídio. Mas, a oração também se constitui numa inestimável medida preventiva, ou seja, numa milagrosa vacina contra os males causadores das grandes desgraças sociais. Faça a sua reflexão!