Holocoluna – 0022

22 – ÉTICA

Publicado em 07.10.06

Ética (gr. ethike, moral; gr. ethos, modo de ser, caráter) – é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

Por ser o homem um animal social e histórico, nos tempos atuais a ética torna-se mais abrangente e passa a ser necessária nos diferentes contextos, tanto no familiar como no profissional, no social e no ecológico.

O núcleo familiar – pais e filhos – é regido, de forma implícita ou explícita, e consciente ou inconscientemente, por um conjunto de comportamentos capazes de tornar a convivência o mais agradável e harmônico possível. Eis aí a ética familiar.

Para os filhos, os pais são seus modelos primordiais.

Por isso, os pais desempenham o papel de educadores não só por aquilo que verbalizam, mas, principalmente, pelo que passam à prole através dos seus comportamentos diante das diferentes situações. Neste particular, a mãe tem um peso maior, pois a ligação afetivo-emocional dela com os filhos é compreensivelmente superior em comparação ao pai. Entretanto, esta constatação em nada diminui a influência paterna na formação ética das crianças.

O local de trabalho reflete com fidelidade a formação ética daqueles que estão ali exercendo as suas atividades profissionais, não importando se simples ou complexas. Embora a pessoa não tenha uma formação profissional acadêmica, ela está intimamente ligada a sentimentos do bem e do mal. Estes sentimentos norteiam os seus comportamentos, e, a partir de então ela poderá assumir uma postura mais ética ou menos ética.

A pessoa que adentra a faculdade tem a oportunidade de aprender comportamentos éticos, pois a ética se constitui numa matéria obrigatória na grade curricular das escolas superiores. São estes princípios éticos que pautam o comportamento do indivíduo na exeqüibilidade de sua profissão, e é por isso que a inobservância de tais princípios expõe o profissional a diferentes formas de penalidades, acarretando prejuízos variáveis.

O meio social representa uma passarela por onde deveria desfilar todas as formas de ética.

Neste momento cívico brasileiro, pela proximidade das eleições, a ética política vem mostrar toda a sua elegância, retratada na postura das centenas de pessoas auto-intituladas como altruístas, indivíduos que se candidatam voluntariamente a servir o povo, a promover o bem comum. Nada mais ético do que estar sensível aos interesses do próximo!

O povo, por sua vez, estará retribuindo eticamente, pelo voto, o sentimento de confiança nas palavras, nas promessas expressas no período de campanha. Isto também é ético.

Esta referência no campo da política pode parecer ironia para nós mortais, mas é assim que pensam os candidatos e alguns eleitores. Há quem diga: insultar alguém na política pode não ser moral, mas é ético. Isto confunde os menos avisados, e são muitos.

Mas, no meio ambiente talvez seja o local mais apropriado para se reconhecer a ética, basta verificar-se como são tratados os animais, as plantas, os rios, os mares e a própria terra.

Poderíamos afirmar que a postura ética de uma pessoa guarda alguma relação com o seu estado de consciência existencial, com o seu estado de saúde plena?