HOLOCOLUNA – 0020

  1. Agente Comunitária de Saúde ou Anjo da Guarda?

Publicado em 16.09.06

Como vimos no artigo anterior, o Programa de Saúde da Família (PSF) se constitui na mais nova estratégia no setor saúde, sintonizada com os princípios do SUS, mas basicamente voltada à permanente defesa da vida do cidadão.

Também, vimos que a equipe do PSF é multiprofissional, tendo como elemento de ponta a Agente Comunitária de Saúde (ACS), aquela que se dedica a intermináveis caminhadas diárias com o objetivo de visitar os domicílios para obter o perfil de saúde das pessoas assim como para certificar-se do uso adequado da medicação prescrita e do seguimento das orientações médicas.

A ACS deve dispor de conhecimentos básicos necessários para registrar os dados fornecidos pelo usuário, e também compreender aquilo que os demais profissionais da equipe expressam nos prontuários e nas receitas.

Assim, com o objetivo de melhor capacitar a ACS, o Programa Holosófico de Saúde (PHS) resolveu introduzir no contexto do Programa de Valorização do Servidor a atividade pedagógica dentro das cinco equipes do PSF atuantes em Cajuru. Este evento está programado para a terceira quarta-feira de cada mês e tem o propósito maior de mobilizar o potencial intelectual de cada ACS, deixando-a melhor situada na equipe. Isto significa democratizar o conhecimento, lembrando ser um acontecimento aberto à todos da comunidade. Venha participar!

Na tarde do dia 13 deste, as equipes do PSF estiveram reunidas, juntamente com inúmeros convidados de outras unidades de saúde e pessoas da própria comunidade, para desfrutarem de uma aula magnânima, ministra, em parceria, por duas ACS – Célia Cristina da Silva Barbosa e Jeane Alves da Silva –, ambas pertencentes à equipe do PSF do bairro da Piscina.

Estas colegas de trabalho vieram comprovar a importância de se aceitar desafios rumo ao crescimento pessoal e ao aprimoramento profissional. Elas ousaram escolher um tema extremamente complexo até mesmo para o profissional médico – DEPRESSÃO. Mesmo assim, deram um show, não apenas sob o aspecto didático, mas também pela demonstração do quanto pesquisaram, estudaram e assimilaram esta doença que tanto acomete as pessoas nas diferentes faixas etárias no mundo moderno, especialmente as mulheres.

Portanto, o presente artigo representa um justo reconhecimento público do valor profissional de duas colegas que têm demonstrado competência, dedicação e zelo na execução de suas atividades profissionais, no âmbito do Servidor Municipal de Cajuru.

Talvez não tenhamos a oportunidade de render esta merecida homenagem a todas as colegas, mas certamente não nos sentiremos surpresos com futuras e grandes revelações de outras ACS igualmente exemplares. Por isso, estendemos esta manifestação de afeto às próximas neo-professoras das cinco equipes do PSF, incluindo as suas respectivas coordenadoras.

Finalmente, é imperativo ressaltar o quanto saudável nos parece exaltar as qualidades dos nossos semelhantes. Tal atitude resultará numa sensação de bem-estar físico, mental, social e espiritual, ou seja, num estado, reconhecidamente, de saúde às pessoas, tanto do lado de lá e do lado de cá.