-
O PROGRAMA HOLOSÓFICO DE SAÚDE – PHS
Publicado em 02.09.06
P – O que é o PHS?
R – É um programa de saúde originário da Holosofia; ele se constitui num conjunto de ações holísticas destinado ao tratamento das doenças, à manutenção da saúde e à promoção do indivíduo no contexto social, mas também à racionalização dos investimentos e à melhoria da qualidade dos serviços prestados.
P – O que é Holosofia?
R – HOLOSOFIA – (Gr. holos, inteiro, pleno, completo; Sofia, sabedoria) é a ciência/arte cujos princípios proporcionam uma vida ético-existencial plena, mediante a expansão da consciência pela meditação.
P – Como atua, na prática, este revolucionário PHS?
R– A exeqüibilidade do PHS acontece através do Programa de Valorização do Servidor (PVS) e do Programa de Valorização do Servido (PVSD), de forma inclusivista, isto é, contemplando todas as pessoas, independentemente do sexo, cor, raça, nacionalidade, credo religioso, preferência político-partidária ou condição sócio-econômica.
O PVS prioriza a saúde, a satisfação, a capacitação e a integração pessoal e profissional do servidor, a começar pelo cadastramento individual, levantamento do seu perfil de saúde físico-mental e conseqüente tratamento. Num segundo momento, proporciona workshop de crescimento pessoal e curso de aprimoramento profissional.
O PVSD enfatiza as medidas de saúde preventivas e curativas, mas estimula a prática de atividades físicas, culturais e educacionais.
Num ponto comum a estas duas vertentes, aplicam-se ações administrativas como a elaboração de organograma, adequação do espaço físico de trabalho e racionalização dos investimentos.
Os resultados obtidos alimentam o Banco Holosófico de Dados (BHD), o qual se propõe a disponibilizar todas as informações.
P – O que o PHS entende por saúde?
R – Ele concorda e amplia o conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS) ao afirmar que Saúde é, além da ausência de doença, a sensação de bem-estar físico, mental, social e espiritual.
P – Qual a relação da Biblioteca com a Saúde?
R – Tem tudo a ver. A leitura não só promove culturalmente o indivíduo, mas também lhe dá prazer, que por sua vez proporciona sensação de bem-estar físico, mental e espiritual, o que significa saúde. Acrescente-se a isto a mesma sensação levada à madrinha e seus familiares, como no caso da Biblioteca Prof ª Jamile Lourdes Elias (Tia Doca). Portanto, saúde em dose dupla.
P – Qual a razão do PHS promover o Holo-motociclismo e ainda fundar o Holo-motos Cajuru Clube?
R – O Holo-motociclismo é uma atividade recreativa que dá muito prazer e boas sensações; ele ainda se constitui num belo movimento de socialização. A fundação do clube visa aglutinar, unir e reunir pessoas com idênticas preferências de lazer, enquanto vem homenagear um motociclista cajuruense renomado internacionalmente, no auge do seu vigor de desportista plural, pois atualmente exerce a função de instrutor de piloto de caminhão, na categoria truk, em São Paulo. Neste particular, vale ressaltar que o Holo-motociclismo se traduz em e esbanja saúde, trazendo consigo a vocação de promover a saúde através de eventos sociais programados. Saúde é tudo!