Holocoluna – 0094

  1. OPORTUNIDADE

Publicado em 28.06.08

 

As experiências acumuladas encontram na oportunidade a chance de sua utilização, mas a oportunidade, por si, permite o acúmulo de experiências, também.

A vida é paradoxal, e isto se verifica em relação ao contexto empregatício, pois se sabe que, de um lado, existem pessoas experientes desempregadas, e do outro, a dificuldade de emprego para os inexperientes.

Indiscutivelmente, o mundo moderno está ficando, cada vez mais exigente, por isso, além dos conhecimentos próprios da capacitação profissional, todas as experiências pessoais devem estar a serviço do indivíduo por ocasião da primeira oportunidade de sua entrada no mercado de trabalho.

Á medida que a criança vai galgando nova série na escola a cada ano, ela também vivencia novas situações relacionais nos ambientes familiar, escolar e social, o que contribui para o desenvolvimento do seu potencial humano.

A bagagem de orientação comportamental que a família passa aos filhos se reverterá, naturalmente, em importante diferencial não apenas no momento de pleitear um emprego, mas durante a sua permanência na instituição, e até para futuras promoções internas.

Logo, há de se acompanhar o aproveitamento escolar dos jovens assim como marcar presença no seu dia-a-dia. Ambos os aspectos denotam, além do amor, a consciência dos pais no tocante à formação plena dos seus filhos. E isto é necessário e útil.

Pelo acima exposto parece fácil concluir o quanto prejudicial se torna a ausência dos pais, especialmente da mãe, na vida dos filhos. Mas é esta triste realidade que se verifica no mundo atual, e se deve ao fato da necessidade de complementar a renda familiar para honrar as despesas domésticas.

A maioria das crianças dos bairros da periferia de Cajuru não é exceção; essas pequenas criaturas, ao retornarem da escola, ficam sozinhas, à deriva, permanecendo grande parte do tempo nas ruas, quase sempre descalças e com roupas pouco limpas.

O Programa Holosófico de Saúde (PHS), compreendendo a importância de se oferecer um “porto seguro” , uma oportunidade, para esses seres humanos inocentes e deixados à própria sorte, optou por estabelecer Holo-bibliotecas Comunitárias (HbC) nos bairros – Cohab, Cruz Alta, Cruzeiro, Dom Bosco e Piscina – de maior risco social.

Assim, no próximo dia 04 de julho o bairro da Cruz Alta estará comemorando o 2º aniversário da HbC Profe Jamile Lourdes Elias, enquanto o Dom Bosco festejará o 1º aniversário da HbC Rita do Prado Gonçalves. Será um dia de festas e alegrias para muitos.

O bairro da Piscina receberá, na manhã de domingo (29 de junho), os primeiros trabalhadores voluntários para demolir o pequeno cômodo ali existente, como atividade preliminar da construção da sua HbC, à qual será anexado o Centro de Meditação. O Projeto é de autoria do arquiteto José Eduardo. E na noite de 3ª feira (1º de julho), às 18h30min haverá uma Holo-reunião Comunitária no Ginásio de Esporte da APAE. Tema: A HbC.

Nossos jovens, os futuros cidadãos cajuruenses, estão precisando é de oportunidade.

Sebastião Saraiva

Médico e Holósofo