holocoluna – 0093

  1. RESPEITABILIDADE

Publicado em 21.06.08

 

No contexto da respeitabilidade o verbo respeitar exibe uma farta lista de significados, e isto se constata facilmente mediante a leitura das seguintes frases:

Meu filho, você deve tratar a todos com respeito (considerar).

Digno de confiança é aquele que respeita (honrar) a palavra empenhada.

O que você sugeriu eu respeito (acatar).

O católico respeita (venerar) a imagem dos santos.

Aquele que respeita (observar) os sinais de trânsito trafega com mais segurança.

Eu trabalho com dedicação e respeito (cumprir) o meu horário.

Aquela moça sabe se dar ao respeito (impor) , por isso é admirada por todos.

Eu respeito (compreender) a condição de analfabeto do meu vizinho.

O dicionarista Celso Pedro Luft afirma que a palavra respeito é um substantivo masculino que denota acatamento, reverência, ponto de vista, aspecto, referência e relação.

Com tais considerações conclui-se que para realçar a importância das virtudes individuais em nome das relações humanas respeitosas seja no âmbito familiar, escolar, profissional ou social, parece fundamental recorrer aos ensinamentos básicos e elementares da Língua Portuguesa.

Apesar de a respeitabilidade ser aprendida pela experiência pessoal, ela é reforçada pela prática da leitura reflexiva. E ela contribui para a sensação de bem-estar físico, mental, social e espiritual.

Logo, respeitabilidade é, além de educação, saúde.

            Portanto, a sociedade que opta por cultivar uma convivência respeitosa demonstra maturidade e inteligência e, de acréscimo, reafirma o seu estado de saudena* (saúde plena).

            A vida consiste num processo perene de aprimoramento individual, refletindo no reparo das imperfeições humanas em direção a um mundo melhor de se viver. Essa concepção abomina a crítica e contempla a reflexão, a compreensão e o respeito ao outro.

            Em toda família e em toda comunidade há comportamentos relacionais compatíveis com aquilo que a maioria preceitua como normais, mas o reconhecimento da complexidade própria do ser humano impede a postura ridicularizadora do próximo diante de fatos aparentemente esdrúxulos.

            O Programa Holosófico de Saúde (PHS) vem desenvolvendo uma modalidade de ação médico-social, “Holo-ressurreição Feminina (HrF)”, junto às detentas de Cajuru, cujos dados parecem sinalizar para uma realidade caótica de inexistência da respeitabilidade à vida digna.

Naquele cárcere público estão cumprindo penas as vítimas da não-respeitabilidade, talvez desde a vida intrauterina, são mulheres que, de modo equivocado, buscaram nos atos anti-sociais as soluções dos seus problemas. O que é uma pena.

Por tudo isto, resta-nos cuidar das grávidas, crianças e jovens com respeitabilidade.

Sebastião Saraiva

Médico e Holósofo

* Termo criado pela Holosofia para exprimir saúde nos planos físico, mental, social e espiritual.