Holocoluna – 0090

  1. DETERMINAÇÃO

Publicado em 31/05/2008

 

Quando alguém demonstra firmeza nas suas decisões e nas suas ações logo é reconhecido como uma pessoa determinada.

A determinação é um dos atributos imprescindíveis no processo de transformação de sonhos em realidades; ela impulsiona o indivíduo rumo a seus objetivos, garantindo o sucesso almejado.

A determinação tem muito de individual, mas algo pode ser construído. Neste particular os pais têm um papel extremante relevante.

Desde cedo, a criança capta dos pais e do ambiente familiar a firmeza com que todos desenvolvem as suas atitudes no dia-a-dia. Esse sentimento de firmeza vivenciado e acumulado no inconsciente da criança se constituirá num patrimônio pessoal a ser utilizado nas suas realizações futuras, sob a forma de determinação.

Num segundo momento, os pais também exercem a função de construtores da determinação, ao estimular e encorajar a criança a encarar e resolver seus “probleminhas” por si mesma, isto é, dentro da visão pertinente à sua faixa etária. Essa experiência tende a elevar a auto-estima e, conseqüentemente, a autoconfiança do filho.

Também, incentivar o jovem a desenvolver o hábito da boa leitura parece uma iniciativa, cujo ganho resultará em valores de favorecimento à postura de pessoa determinada.

Aquele que age com determinação sente-se como legítimo desbravador e autêntico responsável pelas suas conquistas, e comunica a todos o seu ar de vitorioso, com sua simpatia e admiração.

No mundo moderno, a velocidade vem ocupando espaço cada vez maior; os fatos acontecem mui rapidamente, seja na esfera material ou na relacional, senão vejamos.

No mercado, o lançamento de um produto cuja tecnologia de ponta é identificada, já trás a previsão de quando este se tornará obsoleto. Isto mostra, de um lado, a determinação do produtor em manter o fluxo da lucratividade, e do outro, a falta de determinação do consumidor, ao deixar-se manipular facilmente.

A paciência, a generosidade e a compreensão presentes nas relações estáveis dos casais de outrora cederam lugar aos traços de desvalia afetiva dos “ficantes” eventuais de hoje. Esta situação denota o quanto as relações humanas estão carentes de determinação.

A realidade atual convida a cada um de nós para um momento de reflexão. É necessário refletirmos sobre a nossa condição de ser pensante e, assim, determinarmos a importância da determinação, para nós e para os nossos descentes.

É com esta óptica que a Holosofia vislumbra a melhoria da qualidade de vida das pessoas, individualmente, a harmonia familiar e profundas transformações sociais em direção à humanização das nações.

Sebastião Saraiva

Médico e Holósofo

Site: www.holosofia.com.br