Holocoluna 0089

  1. OBJETIVO

Publicado em 24/05/2008

 

Em algum momento a nossa existência foi um objetivo na vida dos nossos pais ou da nossa mãe, no caso de “produção” independente.

A paternidade/maternidade se constitui em um dos objetivos de vida de quase todos os homens e mulheres.

Homens e mulheres que objetivam a paternidade/maternidade, mas impedidos de sê-los, biologicamente, encontram na adoção a realização do seu objetivo.

O objetivo parece ser uma inspiração da alma subjetiva a convidar a pessoa objetiva a preencher, objetivamente, a vida com metas a serem alcançadas.

Portanto, é o objetivo que dá sentido à vida. Objetivo a curto, médio e longo prazo.

O recém-nascido, pela imaturidade que lhe é própria, ainda não consegue elaborar conscientemente os seus objetivos, claro, mas, de forma instintiva, identifica e abocanha o seio materno, atingindo, assim, o seu objetivo. O objetivo de se alimentar, de se manter vivo.

À medida que a criança vai crescendo e adquirindo noção da vida, naturalmente, objetivos passam a ser estabelecidos.

Neste particular, a presença efetiva dos adultos no dia-a-dia da criança tem um papel decisivo como fator estimulante ao estabelecimento de objetivos.

O estudar, que inicialmente é objetivo dos pais, posteriormente passa a ser objetivo do filho. E isto se dá pela tomada de consciência da responsabilidade pessoal rumo à construção da própria vida.

Na adolescência, a tendência ao agrupamento denota o objetivo da busca da identificação tranqüilizadora com seus iguais. Mais tarde, o exacerbado cuidado com a aparência denuncia o desejo da conquista como objetivo maior nessa fase da vida.

O objetivo de adentrar no mundo acadêmico deixa o jovem numa situação de extrema expectativa, mas é por isso que ele se encoraja a se preparar para transpor o desafiante vestibular.

O empenho e a dedicação destinados à formação profissional mostram o quanto o indivíduo está convicto do seu objetivo nesta direção.

A pontualidade, a assiduidade, a atenção e o modo cordial com que a pessoa se relaciona com os seus colegas de trabalho exprimem o objetivo do sucesso pelo  reconhecimento legítimo do trabalhador eficiente e ético.

O objetivo de formar uma família ideal faz com a pessoa estabeleça critérios e seja cautelosa na aceitação do/a parceiro/a, assim como utilizará dos meios disponíveis para um planejamento familiar adequado.

Por tudo isso, torna-se precioso o hábito das reuniões em família e do diálogo entre pais e filhos, irmãos, professores e alunos, e amigos. A partir de então, novos objetivos estarão povoando muitas vidas. Vidas com verdadeiros sentidos. Vidas cheias de vida.

Por falar nisto, quais os seus objetivos?

Sebastião Saraiva

Médico e Holósofo

Site: www.holosofia.com.br