Ir para o conteúdo
-
SONHOS
Publicado em 17/05/2008
Um dos maiores sentidos da vida é a realização.
A realização é a fase que precede aos sonhos, ou seja, é a transformação dos sonhos em realidade. Logo, a realização só é possível para os sonhadores.
O jovem judeu iluminado e dedicado discípulo dos essênios (escolas secretas do Egito e da Índia) alimentou o sonho da igualdade humana, através do amor ao próximo. A realização do seu sonho se fez pela implantação deste mesmo sonho no mundo dos sonhos de seus seguidores. O sonho de Jesus se realizou no Cristo.
Aquela criança – Alberto Santos Dumont, mineiro da cidade de Palmira, hoje Santos Dumont/MG (1873-1932) –, que dedicava parte do seu tempo a contemplar o vôo dos pássaros, imaginara o quanto seria agradável voar. Essa imaginação fixara residência no mundo dos seus sonhos e, mais tarde, tornara-o o “pai da aviação”.
O sentimento de desconforto gerado pela fumaça e o flamejar dos lampiões a iluminar as noites escuras levou o garoto a sonhar com a idéia de ter uma chama fixa e protegida por um invólucro de vidro transparente. A realidade desse sonho, ocorrida em 1879, levou ao reconhecimento de Thomas Alva Edison (1847-1931) como inventor da lâmpada.
O sonho de se comunicar com familiares e amigos a longas distâncias tornara-se um desafio à capacidade criativa do escocês Alexander Graham Bell (1847- 1922), por algum tempo. No dia 14 de fevereiro de 1876, o sonhador viria a realização de o seu sonho ser batizada com nome de telefone.
A diversidade dos desenhos dos prédios das diferentes cidades conhecidas pelo menino brasileiro – apenas nascido em Toulon, na França – despertou o sonho da mágica geométrica. A realização do sonhador perpetuou-se nas obras inauguradas no dia 21 de abril de 1960, no planalto brasileiro. Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa (1902-1998) – professor, colega e parceiro do ainda atuante Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares (1907) – sonhou e realizou muito.
O garoto humilde de Pernambuco ouvia dizer que a insatisfação das necessidades básicas de vida suas, de seus familiares e de seus conterrâneos decorria da indiferença dos políticos. Tal sentimento fez com que Luiz Inácio Lula da Silvai incluísse nos seus sonhos a idéia de ser Presidente do Brasil. O tamanho do sonho fora tanto que a realização aconteceu no dia 27 outubro de 2002 e se repetiu no dia 29 de outubro de 2006.
Naturalmente, há sonhos simples, há sonhos complexos; alguns até parecem absurdos e inalcançáveis. Mas a realização dos sonhos está na dependência da intensidade com que o sonhador sonha, e também age.
O caminho percorrido do sonho à realização é chamado ação-determinação.
Façamos, pois, da vida um palco de grandes realizações, a partir de belos sonhos, sempre com amor.
Sebastião Saraiva
Médico e Holósofo