-
OS PAIS
Publicado em 15/09/2007
Os dois últimos artigos – O Professor; e O Aluno –, vêm, com este terceiro – Os Pais – fechar o contexto educacional, formado por esses três personagens.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que saúde é, além da ausência de doença, a sensação de bem-estar físico, mental e social. O Programa Holosófico* de Saúde (PHS) abraça tal definição e, ainda, arredonda-a, acrescentado… e espiritual.
A responsabilidade maior do reconhecimento da importância das relações entre professor/aluno/pais recai sobre este último. Cabe aos pais plantar na cabeça e no coração dos filhos a semente do “respeito-ao-outro”. Isto, já no período gestacional.
A consideração, o carinho, o cuidado e o respeito do futuro papai para com a grávida, e vice-versa, produz um marcante sentimento de afeto no embrião. Este marcante sentimento de afeto acompanhará o desenvolvimento desse pequeno ser até os últimos dias de sua vida; ele funcionará como base onde serão assentadas as demais virtudes dessa pessoa.
Este marcante sentimento de afeto com as demais virtudes serão explicitados na forma respeitosa com que a criança se relacionará com o pai e com a mãe, pessoas que desempenham o papel de autoridade.
A forma respeitosa de se relacionar com as autoridades familiares – pai e mãe – será repassada naturalmente para as futuras autoridades – professores, diretores, reitores, patrões e autoridades constituídas, tanto civis como militares – a serem encontradas ao longo da vida.
Os pais que concebem esta realidade como o verdadeiro caminho a ser trilhado rumo à formação do ser genuinamente humano e amoroso podem ser considerados detentores de saúde nos planos físico, mental, social e espiritual, ou seja, de saúde plena ou saudena.
Portanto, quando estivermos diante de pais com comportamentos diferentes ou contrários àqueles reconhecidamente adequados à humanização de seus filhos, cumpre-nos colaborar com os mesmos no sentido de torná-los capazes de reconsiderar os fatos e retomar o caminho da delicadeza, da bondade, do amor.
Para tanto, é necessário substituirmos a postura do crítico de plantão pelo espírito fraterno e, assim, compreendermos o nosso papel social de cultivarmos a saudena. Talvez seja esta a maneira inequívoca de expressarmos o nosso estado de saudena também.
Jesus Cristo tinha um modo especial de aconselhar as pessoas a expressar o conteúdo físico e espiritual de sua saúde: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”.
Na verdade, o amor sentimento se materializa nas boas ações para com o próximo no dia-a-dia. E como existe um comportamento elástico no Universo, conhecido como “Lei do Retorno”, sempre que fazemos algo de bom para alguém, mais cedo ou mais tarde, ele a nós retornará.
Quão dignificante será o dia em que o tripé professor/aluno/pais vier se relacionar de forma naturalmente respeitosa e afetiva! Tudo depende de nós!
Sebastião Saraiva
Médico e Holósofo
* Oriundo da Holosofia (Gr, holos,inteiro, pleno, completo; Sofia, sabedoria) Ciência/Arte cujos princípios proporcionam uma vida ético-existencial plena, mediante a expansão da consciência pela meditação.