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A ESCOLA
Publicado em 11/08/2007
O ser humano tem como primeiro ambiente próprio para o seu crescimento o útero materno.
Com o nascimento, a família se constitui no segundo local de acolhimento e crescimento do indivíduo.
Naturalmente, chega o momento em que a criança passa a exigir ampliação de espaço para continuar crescendo. É a hora de ir para a escola.
Então, os pais dão início à escolha de uma escola, cujas características venham se somar em direção ao favorecimento do crescimento adequado do filho.
Por essa ocasião, os pais também se preocupam em mostrar à criança que a escola deve representar o prolongamento do seu lar.
O filho deve estar convencido de que a obediência e o respeito dispensados aos pais estarão presentes na relação professor/aluno. E que essa postura de reverência à autoridade do professor deverá se estender ao diretor e aos demais colaboradores administrativo-educacionais.
Por outro lado, o relacionamento com os colegas deverá acontecer de forma cordial e fraterna, a exemplo de como costuma ocorrer com os irmãos em casa.
O comportamento do aluno reflete a maneira de como a educação familiar se desenvolve, e, a escola, se valendo dos recursos disponíveis, contribuirá para o redirecionamento e/ou o aperfeiçoamento desse comportamento.
Sabe-se que a modernidade vem colaborando com algum grau de distanciamento dos pais em relação aos filhos, e isso tem resultado no aumento do número de jovens menos tolerantes com as medidas disciplinares. Tal fato se verifica com maior intensidade no âmbito da escola pública.
Diante disso, convém salientar que o exercício continuado da boa relação contribuirá para o estabelecimento de um clima propício ao crescimento do aluno como pessoa, assim como permitirá maior fluidez no processo de ensinamento/aprendizagem.
Com essa compreensão será dada à escola a chance de desempenhar seus dois papéis fundamentais, de formação e socialização da pessoa.
A formação oferece ao cidadão ferramentas capazes de melhorar a sua qualidade de vida, seja pela maior probabilidade de conquistar um trabalho bem remunerado ou pelo acúmulo de conhecimentos que venham lhe situar melhor na vida, o fato é que a escola representa uma fonte de inspiração para modelos humanos mais evoluídos. A socialização ensina como esboçar reações compatíveis a uma harmonia desejada.
Reconhece-se que a pessoa instruída e socializada estará apta a assumir as suas responsabilidades existenciais de forma consciente e a gozar de uma vida com saúde plena ou saudena.
Logo, a escola se nos apresenta como um agente promotor do ser humano e, também, da saúde. Viva a escola!
Sebastião Saraiva
Médico e Holósofo