-
GRATIDÃO
Publicado em 16/06/2007
Ainda menino, aprendi com meus saudosos e exemplares pais que a gratidão é a mãe das virtudes. Eles diziam: Feliz daquele que não esquece o bocado que come.
Isto era o mesmo que dizer: jamais esqueça o bem recebido. Seja sempre grato.
Esta valiosa lição eu tento passar em frente. Eu a sugiro aos meus filhos e amigos.
Assim, quero valer-me do 50º Holo-coluna para apresentar os meus agradecimentos àqueles que julgo colaboradores do nosso trabalho médico-social em Cajuru.
Primeiramente, agradecer a Deus, pela própria vida, pela manutenção da saúde, pela compreensão da imperfeição humana e pela consciência do servir como sentido maior da existência.
Quero agradecer a meus pais e a meus irmãos pelo amor e as lições diárias recebidos e compartilhados.
Quero agradecer à minha família nuclear – esposa e filhos – pela aceitação da minha ausência por longos períodos de cada dia. Estes dedicados a outras famílias, por força da missão do servir.
Quero agradecer aos mestres com os quais aprendi a acumular conhecimentos e a utilizá-los como instrumentos do bem.
Quero agradecer ao digníssimo Prefeito Municipal de Cajuru – João Batista Ruggeri Ré – pela acolhida do Programa Holosófico de Saúde (PHS) como ferramenta complementar às Ações de Saúde implantadas pelo seu Plano de Governo.
Quero agradecer à caríssima Secretária Municipal de Saúde – Cláudia Orsi Zacharias Beihy Menta – pelo reconhecimento da importância médico-social do PHS, traduzido no convite e nas suas reiteradas afirmações de credibilidade ao mesmo.
Quero agradecer aos cajuruenses de todos os bairros, de diferentes classes sociais e diversas faixas etárias pela receptividade carinhosa e respeitosa às iniciativas do PHS.
Quero agradecer aos dedicados colegas de trabalho que tornaram possíveis as atividades iniciais – Workshop e CAP – do PHS.
Quero agradecer aos meus colegas de trabalho – colegas da Secretaria de Saúde, do Pronto Socorro, do SEMEC, do CEO, dos PAS e das Equipes do PSF – pela boa acolhida e colaboração para o aprimoramento do PHS.
Quero agradecer ao Rotary Clube, à Câmara Municipal, às Escolas Galdino de Castro e Geraldo Torrano pelo honroso convite para proceder a “Apresentação Social do PHS”.
Quero agradecer à APAE pela oportunidade dada ao PHS em colaborar com seus usuários e profissionais.
Quero agradecer à classe empresarial, aos profissionais liberais e pessoas, individualmente, pelas contribuições decisivas para o desenvolvimento das atividades – Holo-coluna, Holo- cinema, Holo-motos Cajuru Clube, Holo-bibliotecas Comunitárias, Holo-conselhos comunitários da Cruz Alta e Dom Bosco – do PHS.
Quero agradecer à equipe do Núcleo de Apoio Social ao PHS (NAS/PHS), especialmente pela promoção dos Chás Holosóficos, reuniões mensais de cunho sócio-cultural, mas informal, entre amigos e intelectuais de Cajuru.
Também quero agradecer à minha sogra e ao amigo Donizete; ela por acolher e ele por alimentar o gestor do PHS.
Finalmente, quero ratificar o meu agradecimento ao “O Jornalzão”, na pessoa do estimado amigo Homero, sem o qual não teria sido possível compartilhar idéias e manter um vínculo do PHS com grande parcela de leitores de Cajuru e de algumas cidades vizinhas, através das matérias semanais, denominadas Holo-coluna. Aqui quero estender o meu agradecimento ao amigo Fabiano (Batata) pela paciência e espera dos artigos, quase sempre de última hora. Faço questão de ressaltar o carinho com que guardo os recortes desses jornais com todos os artigos, incluindo a 1ª reportagem – dia 04 de fevereiro de 2006, Edição 314, espaço Acontece Cidade, sob o título Prefeitura implanta Programa Holosófico de Saúde, – e as 49 Holo-colunas anteriores.
Este 50º artigo vem finalizar a primeira página desta tão significativa atividade do PHS. E, com a mesma alegria e entusiasmo, espero inaugurar a segunda página com o próximo artigo. Antevejo essa coletânea transformar-se em um volume.
Cada vez mais eu me convenço das cinco verdadeiras riquezas: fé em Deus, saúde, liberdade, família e amigos.
A todos vocês, indistintamente, os meus sinceros agradecimentos.
Sebastião Saraiva
Médico e Holósofo