-
II Capítulo: “ASSADURA”
Publicado em 03/03/2007
Fazendo uma análise das causas que trouxeram as crianças ao Pronto Socorro Central no ano de 2006, evidenciei que a “Assadura” ocupou uma posição importante.
Por isso, venho apresentar a você, caro(a) leitor(a), algumas considerações pertinentes ao tema, esperando que as mesmas venham se revestir de interesse prático e que possam ser compartilhadas com pessoas do seu ciclo de amizade.
A esta forma de compartilhar eu chamo de “democratização do conhecimento científico”.
A “assadura” ou dermatite de fraldas ou dermatite amoniacal é estudada no capítulo do Eczema de Contato Infantil, e decorre do acúmulo de urina, fezes e suor sob oclusão (abafado) de fraldas, quase sempre, descartáveis.
A pele se apresenta avermelhada e irritada, principalmente nas dobras e nas áreas de contado com a fralda, podendo atingir tanto a região perineal (órgãos genitais) como os glúteos (o bum-bum) da criança e causar pequenas bolhas, fissuras e secreção no local.
O tratamento se baseia nas seguintes medidas:
-
Banhar a criança normalmente; depois deixá-la sentada na banheira com água morna (2 litros), contendo permanganato de potássio (1grama), durante cinco minutos. Retirar a criança da banheira e não enxugá-la.
Repetir este procedimento 4 vezes por dia, usando esta solução antisséptica de permanganato a 1:20.000 por apenas 3 a 4 dias, pois a melhora deve ser rápida.
-
Deixar a criança sem fralda, deitada de bruços sobre um pano limpo o maior espaço de tempo possível do dia. A ventilação natural favorece a recuperação da pele.
-
Expor a criança ao sol da manhã e da tardezinha, sem fralda, por meia hora de cada vez. O sol acelera a cura.
-
Substituir a fralda descartável por fralda de pano e ficar atenta para trocar a fralda logo que a criança fizer xixi ou cocô,
-
Daí p`ra frente, sempre que trocar a fralda da criança deve lavar a região com água corrente e enxugar. Esta forma correta de cuidado previne a “assadura”, para sempre!
-
No caso do eritema (irritação) ser mais acentuado aconselha-se o uso de pomada de vitamina A+B (Hipoglós), até melhorar. A pele sadia necessita de água, não de pomada.