Holocoluna – 0036

36 – CEMEC

 Publicado em 10/02/2007

 

A maneira de como o povo é tratado, especialmente na saúde, traduz o zelo e a responsabilidade do seu representante maior, o Prefeito. Também recai sobre si o ônus pela escolha da sua Equipe.

Por isso, queremos, nesta oportunidade, congratular-nos com o nosso prefeito João Batista Ruggeri Ré e sua Equipe de Saúde, na pessoa da Secretária Cláudia Orzi Zacharias Beihy Menta, pela implantação do recém inaugurado Centro de Especialidades Médicas de Cajuru – CEMEC.

Essa “Unidade de Atenção à Saúde” se constitui no modelo daquilo que a atual Administração Municipal almeja para o nosso povo, também nos demais setores.

Com o CEMEC os pacientes agendados, até então atendidos no Pronto Socorro Central, passaram a dispor de um local verdadeiramente apropriado.

Ali eles contam com um ambiente arejado, iluminado e higienizado; com uma ampla sala de espera com cadeiras novas e confortáveis; com atividades realizadas por funcionários treinados e adequadamente uniformizados, e sob a coordenação de uma pessoa reconhecidamente competente e dedicada, a Sra. Eliana Bastos do Carmo Nascimento.

Também, verifica-se no semblante dos servidores – médicos, serviço de enfermagem, recepção e serviços gerais – visível estado de contentamento e orgulho pelas condições ideais de trabalho – tudo novo, limpo e bem arrumado.

O bom ambiente de trabalho, tanto no aspecto material como relacional, induz o funcionário a assumir postura cada vez mais profissional – presteza, dedicação, atenção, equilíbrio emocional e ética –, oferecendo melhor qualidade às suas atividades e produzindo os resultados esperados. Isto equivale dizer que o bom ambiente de trabalho realiza o profissional e dignifica a clientela.

Por esta razão, não raro, pacientes de cidades vizinhas são vistos consultando no CEMEC. Isto, até certo ponto, é motivo de orgulho para a nossa gente.

Este sentimento – orgulho – deve ser a máquina propulsora do desenvolvimento potencial de cada servidor municipal.

Quem se orgulha do que faz comunica felicidade pessoal e realização profissional.

Portanto, apesar de Cajuru ser uma cidade de pequeno porte – aproximadamente 25.000 habitantes – e com poucas fontes geradoras de renda, a Saúde da população é muito bem cuidada, superando até mesmo municípios mais desenvolvidos. Um outro motivo de orgulho.

Entretanto, julgamos oportuno lembrar a importância do comparecimento do paciente à consulta agendada, uma vez que a procura é maior que a oferta. A falta de um paciente à consulta tira a oportunidade de um outro e resulta em prejuízo aos cofres públicos, pois os honorários dos profissionais são baseados num determinado número de consultas.

Finalmente, queremos chamar a atenção para o fato positivo na construção de uma sociedade mais amorosa, a partir de atitudes de elogio. Elogiarmos o nosso semelhante é demonstrar amor ao próximo, na prática.

O amor é o único caminho em direção à paz interior individual, familiar, social e universal. Para isso é necessário despir-se do Egoísmo, modernamente hipertrofiado, e alinhar-se aos ensinamentos milenares do filho de Maria.

Sebastião Saraiva

Médico e Holósofo