30 – A SEGUNDA HOLO-BIBLIOTECA COMUNITÁRIA
Publicado em 09.12.06
Saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é, além da ausência de doença, a sensação de bem-estar físico, mental e social. A Holosofia acrescenta… e espiritual.
Com esta compreensão o Programa Holosófico de Saúde (PHS) estabelece no seu Cronograma a inauguração de uma Holo-biblioteca Comunitária a cada três (03) meses, a partir do dia 04.07.06, contemplando os cinco (05) – Cohab, Cruz Alta, Cruzeiro, Dom Bosco e Piscina – bairros da cidade, onde estão implantados o Programa de Saúde da Família (PSF).
A contemplação se dá através de sorteios por ocasião das Reuniões Gerais das equipes do PSF. O primeiro bairro sorteado foi a Cruz Alta, tendo recebido a Holo-biblioteca Comunitária Profª Jamile Lourdes Elias, cuja inauguração ocorreu no dia 04.07.06.
O segundo sorteio privilegiou o bairro Dom Bosco. A partir de então a equipe do PSF se mobilizou à cata de um local apropriado, o que não tardou.
A boa receptividade daquela gente foi traduzida na imediata disposição do casal João Carlos da Silva e Maria Rita em oferecer parte do seu patrimônio, sob a forma de um Contrato de Comodato, para a construção da almejada Biblioteca Comunitária.
O sentimento de gratidão diante dessa ação de amor ao próximo se revelou na indicação do nome da genitora (falecida) do Sr. João Carlos para a Biblioteca, ficando assim denominada: Holo-biblioteca Comunitária Rita do Prado Gonçalves.
Apesar do início da obra ter ocorrido logo no mês de agosto, a necessidade de concluir o Anel Viário fez com que o nosso Prefeito concentrasse ali todos os operários da construção civil disponíveis.
Assim, a construção da Biblioteca sofreu uma pequena solução de continuidade, voltando agora a ocupar a lista de prioridades dos próximos meses. O Prefeito, através do Secretário de Obras já autorizou a retomada da construção, o que ocorreu desde o dia 07 deste.
O empenho conjunto dos membros da equipe do PSF do Dom Bosco no sentido de adquirir o material de construção junto aos doadores voluntários tem o propósito de viabilizar a inauguração do referida Biblioteca no dia 04 de janeiro próximo, quando, segundo o Cronograma do PHS, estaria sendo inaugurada a terceira Biblioteca Comunitária.
Portanto, esta notícia também se reveste do papel de fator sensibilizante à doação voluntária. Isto significa alertar você, caro leitor, sobre a provável presença de um dos nossos membros à sua porta a qualquer momento, solicitando a sua participação na construção desta lícita ferramenta de promoção sócio-cultural de nossos jovens.
Estamos pedindo tudo àquilo que está no contexto do “material de construção”, mediante apresentação de um “Livro de Ouro”. Você também pode ligar, a cobrar, para o celular (16) 9962.7813 e falar com escritor desta Holo-coluna ou no telefone 3667.6653, com Cássia Freire Cardoso.
A bondade de inúmeros voluntários já resultou em mais de trezentos títulos, todos devidamente catalogados pela nossa bibliotecária voluntária “oficial”, Alice Oliveira. Também fomos presenteados com um computador (está faltando a impressora e o estabilizador), material elétrico, parte dos tijolos, areia, telhas, caibros e ripas.
Queremos aproveitar o ensejo para agradecer àqueles que já contribuíram, assim como antecipar os nossos agradecimentos a você, que ainda vai colaborar. Que Deus lhes retribuam!
A Secretaria Municipal de Saúde não pára de trabalhar, e, os resultados positivos estarão por vir.
Esta grande obra só será possível com a união de pessoas grandes, em prol de pequenos seres que precisam crescer.