SOBRE O FUNDADOR

O Psicólogo

Os livros de Psicologia passaram a marcar presença na sua biblioteca a partir do ano de 1969, ao entrar na Faculdade de Medicina. Ao longo do seu exercício profissional, no campo da Pediatria, desde 1975, a Psicologia Prática passou a ser aplicada na sua interação com as crianças e familiares. Aliás, um contexto delicado e complexo, por isso, exigente de abordagens cuidadosamente trabalhadas, em especial em situações de maior agravamento da saúde da criança, assim como por ocasião da transmissão aos pais, da existência de malformações fetais – leves, moderadas e graves e até aquelas incompatíveis com a vida após o nascimento – evidenciadas nos recém-nascidos, na década de 1970, antes da ultrassonografia. 

Nesse instante, vale abrir um espaço para detalhar, mesmo que minimamente, o que é a Psicologia. 

No cotidiano ouvimos muito as pessoas falarem sobre psicologia; é a psicologia usada na persuasão pelo bom vendedor; é a psicologia que o rapaz utiliza para conquistar a moça; é a psicologia do amigo sempre disposto a ouvir quem lhe procura. Essa psicologia empregada no cotidiano é conhecida como Psicologia do Senso Comum. Mas não deixa de ser uma psicologia.

O conhecimento do senso comum, além de sua produção característica, acaba por se apropriar, de maneira muito singular, de conhecimentos produzidos pelos outros setores do saber humano. O senso comum mistura e recicla esses outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão de mundo. (Ana Bock, Adair Furtado, Maria Teixeira. Psicologias. 15ª ed. São Paulo. Editora Saraiva. 2018.p.5).

A psicologia exercida pelo psicólogo decorre de estudos científicos sistemáticos, ordenados e, eminentemente, reflexivos. O estudo da Psicologia implica no conhecimento da biologia, filosofia, sociologia e antropologia; ele se detém nas diferentes funções do corpo e da mente humanos, incluindo a anatomia, a fisiologia a neurofisiologia, assim como a interação do homem consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente, em direção ao autoconhecimento.

Depois dessa mui breve colocação explicativa, visando proporcionar a distinção entre a Psicologia do Senso Comum e a Psicologia Ciência, retomemos à nossa apresentação.  

Se, por um lado, a Psicologia sempre esteve presente no exercício da Pediatria, por outro, surge o desejo de antever as imperfeições da natureza na formação fetal.

Assim, com o advento da tecnologia, veio a decisão de fazer o mestrado em Medicina Fetal, na UNIFESP. Esse Mestrado fora precedido de cinco anos dedicados à especialização em Ultrassonografia geral, com ênfase na Ultrassonografia Obstétrica. 

Diante dessa realização, lá estava a Psicologia a suscitar a sua oficialização, também, através de um estudo ordenado e sistemático, embora já visitada ao longo de seis meses, com estudos na Osho Multiuniversity, em Poona-Índia. Dessa forma, o Pediatra não resiste, e é vencido pela sedutora Psicologia, quando ingressa no Centro Universitário Estácio São Luís. Depois de cinco anos de namoro e noivado, vem a esperada oficialização do abençoado “casamento”.

Na condição de Psicólogo busca a especialização na abordagem TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental), e opta por atuar nos campos da Urologia e da Sexologia.

A Urologia é uma especialidade médica que estuda, formula diagnóstico e institui o tratamento clínico e cirúrgico de doenças do aparelho urinário (rins, ureteres, bexiga, uretra) em homens e mulheres, e do sistema reprodutor masculino (próstata, testículos, pênis, vesículas seminais). Os problemas (litíase renal, infecções urinárias, incontinência urinária, infertilidade masculina, disfunção erétil, ejaculação precoce e ejaculação retardada) próprios da Urologia, quase sempre, afetam a condição psicológica (saúde mental, que envolve o funcionamento cerebral, pensamentos e raciocínio) e emocional (saúde emocional, o modo como a pessoa reconhece, entende e gerencia seus sentimentos e reações no dia-a-dia) do paciente, passando a exigir atenção psicológica.

A Sexologia é um campo multidisciplinar voltado ao estudo dos vários aspectos da sexualidade humana, cabendo à Psicologia focar na formação da identidade sexual e de gênero, na orientação sexual, na atração e desejo, no papel das emoções e da cognição na experiência sexual, e o impacto do trauma e dos problemas de saúde mental na sexualidade.

Atualmente, o psicólogo Sebastião Saraiva vem exercendo suas atividades na Clínica Ponto do Ser, na sala 919, do Edifício Business Center, Jardim Renascença, São Luís do Maranhão-Brasil. E o seu contato (WhatsApp) é: (98)98282.9888