Holocoluna – 0097

  1. INTERAÇÃO

Publicado em 19.07.08

 

A interação (inter+ação) é concebida pelos lexicólogos como a ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas, ou duas ou mais pessoas; ação recíproca.

            A própria vida nos ensina o milagre da interação. O homem interage com a mulher na formação do casal; a interação do espermatozóide com o óvulo resulta no ovo. Este necessita interagir com o útero para que a nidação (fixação na parede uterina) se estabeleça e as mudanças seguintes produzam o embrião.

            É a interação funcional favorável do embrião com a grávida ao longo do período gestacional que permite o estágio fetal e o nascimento do bebê e, conseqüentemente, a perpetuação da espécie humana.

            A interação do homem e demais seres vivos com o ecossistema é responsável pelas trocas que tornam a vida possível, destacando-se a respiração. Portanto, não seria exagero nenhum afirmar que o mundo “respira” interação.

            Observar as atividades organizacionais de algumas espécies como as formigas, as abelhas e os cupins notam-se a beleza operacional de uma vida social que corre por conta da interação espontânea e “irracional” – se assim podemos dizer – entre seus membros e o meio ambiente.

            O homem, por ser dotado de inteligência racional e sentimento de justiça, vivencia a importância da interação de forma consciente, o que o coloca em posição privilegiada do ponto de vista da sociabilidade.

            Nas duas últimas décadas o mundo vem assistindo ao processo de globalização, especialmente no setor econômico, resultando na expansão do comércio e da indústria dos países desenvolvidos, assunto, aliás, fartamente divulgado pelo sistema de comunicação, também globalizado.

            A supremacia das nações ricas sobre as sociedades subdesenvolvidas se traduz pela imposição daquelas sobre estas no tocante à absorção das produções tecnológicas, como acontece na telefonia celular, na computação, nos aparelhos de TV, na indústria automobilística e nos equipamentos médico-hospitalares.

            A força presente na economia se constitui numa locomotiva a puxar os vagões dos demais setores, incluindo o da cultura. Isto equivale reconhecer a necessidade de melhor preparar os jovens para competir no mercado de trabalho.

            A melhor qualificação da juventude depende, fundamentalmente, da sensibilidade daqueles que detêm o poder sócio-cultural e político, a partir da qual oportunidades são criadas e disponibilizadas como ferramenta de interação social.

            Foi com essa compreensão que a Holosofia introduziu no Programa Holosófico de Saúde (PHS) uma atividade destinada a estimular a apresentação e o debate de temas de interesse da comunidade cajuruense, denominado Chá Holosófico.

            O Chá Holosófico acontece na 2ª terça-feira de cada mês e representa um encontro de interação sócio-cultural entre amigos e intelectuais da cidade, objetivando o despertar para uma realidade cada vez mais exigente de inteligência e mão-de-obra especializada. Mas sempre num clima informal e de camaradagem. É muito legal!

Sebastião Saraiva

Médico e Holósofo