Holocoluna – 0095

  1. IDEAL

Publicado em 05.07.08

 

Ideal é aquilo que move o indivíduo rumo às suas realizações e cujas convicções garantem a continuidade de sua marcha.

            A existência das diferentes atividades humanas indica a diversidade própria do campo ideológico.

            Contudo, há de se compreender que existem pessoas desenvolvendo atividades por força das circunstâncias – influência familiar, oportunidade de mercado, elevação do status social, aspiração de maior ganho financeiro, etc. –, por isso, privadas do incomparável sentimento de alegria existencial proporcionado apenas pelo fazer ideológico.

            Logo, conceber uma idéia e transformá-la num ideal faz do idealista uma pessoa obstinada e feliz, o que, em última instância, significa um ser humano plenamente saudável, ou seja, um detentor da sensação de bem-estar físico, mental, social e espiritual.

            A razão maior da vida consiste na busca da felicidade, motivo pelo qual cada criatura almeja a paz, a harmonia e a igualdade social. Essa razão, para o idealista, torna-se a sua própria forma de viver, requerendo para isso muita dedicação, grande esforço e sacrifício dos interesses pessoais.

            Como exemplo de idealista destaca-se aquele que opta pelo magistério, cuja proposta é iluminar o mundo escuro da ignorância onde vivem os buscadores do conhecimento, seus diletos alunos.

            Entretanto, a escola do início do século XXI vem apresentando uma exigência adicional, o desafio de administrar o ímpeto de agressividade dos alunos, geralmente provocado pela falta de orientação dos pais e, outras vezes, decorrente do uso rotineiro de drogas ilícitas.

A freqüência com que os fatos violentos vêm acontecendo nas escolas do país inteiro vem contribuindo para o número progressivo de desistência de professores em sala de aula, assim como para a dificuldade em arregimentar novos educadores, o que tem ensejado debates, tanto no âmbito da Educação quanto no da Saúde.

Com o objetivo de motivar os professores, de poder contar com a presença dos pais e de sanear o problema comportamental dos alunos na rede municipal de Cajuru, a Secretaria Municipal da Educação formulou ao Programa Holosófico de Saúde (PHS) pedido de colaboração, desde o segundo semestre de 2007, quando foi instituído o módulo denominado Holo-harmonia Educacional (HhE).

O projeto desenvolvido e apresentado para a execução do módulo HhE se fundamenta  em atividades reflexivas e em três momentos. Inicialmente, palestras para a escola – diretores, professores, monitores e funcionários da administração –; depois, para os alunos –, do Jardim ao Magistério –; e finalmente, para os pais dos alunos.

Os resultados serão conhecidos tão logo se conclua o trabalho – 06 de agosto 2008 – e se proceda a análise do mesmo. Mas repercussões positivas já são sentidas por todos.

Assim, fica claro o quanto é importante e necessário aliar a união à fé em nome da sobrevivência do sonhador, do idealista. Ele faz a diferencia.

Sebastião Saraiva

Médico e Holósofo