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GRADE CURRICULAR
Publicado em 18/08/2007
Como vimos no artigo anterior – A Escola –, a formação e a socialização da pessoa está a cargo da escola.
No Brasil, mediante o movimento que levou à ditadura militar, em 1964, a escola sofreu algumas restrições na sua grade curricular, incluindo aí a retirada de disciplinas como a Sociologia e a Política.
A ditadura militar foi um regime político-social caracterizado pela concentração do Poder nas mãos dos militares e o conseqüente tolhimento da liberdade de expressão das pessoas e dos demais segmentos da sociedade brasileira. Ele perdurou por mais de vinte anos, infelizmente.
A liberdade de expressão deve ser reconhecida como um patrimônio individual inalienável e necessário à manifestação das idéias na construção de uma nação ideal, portanto, justa e fraterna.
As idéias nascem dos exercícios práticos regulares e continuados do pensar, os quais suscitam a reflexão e os questionamentos rumo ao aperfeiçoamento do cidadão enquanto criatura humana.
Os exercícios práticos regulares e continuados do pensar é tarefa própria da Filosofia. O pensar social é atributo da Sociologia. O pensar ético-existencial é a razão da Holosofia.
Por ser a Holosofia uma ciência/arte recém-criada (1994) e ainda não oficial há de se compreender a sua não-inclusão na grade curricular da escola brasileira, mas é inaceitável a ausência da Filosofia e da Sociologia.
Sabe-se que a Filosofia e a Sociologia já comparecem nas salas de algumas escolas, mas de forma tímida, necessitando, pois, de ações conjuntas no sentido de se acelerar o processo de implantação efetiva de tais disciplinas em todas as séries de todos os cursos – fundamental, médio e superior – das escolas do país.
Esta sugestão se constitui no objetivo deste artigo. E a prova da sua necessidade se dá pela passividade do povo brasileiro diante das avalanches de notícias diárias de falcatruas no seio dos “Poderes Constituídos”. O que é uma pena!
A atual realidade clama por mecanismos de estimulação da formação do pensamento crítico do jovem brasileiro, fazendo com que o mesmo venha abandonar a deplorável zona de conforto da alienação, e se tornar agente ativo no processo de resgate da soberania nacional.
É imperativo que cada pessoa seja preservada na sua auto-estima e possa desfrutar do orgulho de pertencer à sua própria sociedade. Com esta compreensão, o reconhecimento da importância da escola na construção do cidadão vem se fortalecer na convicção dos benefícios oriundos de uma grade curricular capaz de oferecer a Filosofia e a Sociologia como disciplinas fundamentais na formação da pessoa. Pense nisso!
O PHS vem contabilizando ganhos importantes na realização do Holo-cinema às terças-feiras, na Cruz Alta. A discussão em torno do filme, a cada sessão, vem estimulando a criação do pensamento crítico nos participantes, a maioria, crianças e adolescentes. Muito legal!
Sebastião Saraiva
Médico e Holósofo