Holocoluna – 0056

  1. GRADE CURRICULAR

Publicado em 18/08/2007

 

Como vimos no artigo anterior – A Escola –, a formação e a socialização da pessoa está a cargo da escola.

No Brasil, mediante o movimento que levou à ditadura militar, em 1964, a escola sofreu algumas restrições na sua grade curricular, incluindo aí a retirada de disciplinas como a Sociologia e a Política.

A ditadura militar foi um regime político-social caracterizado pela concentração do Poder nas mãos dos militares e o conseqüente tolhimento da liberdade de expressão das pessoas e dos demais segmentos da sociedade brasileira. Ele perdurou por mais de vinte anos, infelizmente.

A liberdade de expressão deve ser reconhecida como um patrimônio individual inalienável e necessário à manifestação das idéias na construção de uma nação ideal, portanto, justa e fraterna.

As idéias nascem dos exercícios práticos regulares e continuados do pensar, os quais suscitam a reflexão e os questionamentos rumo ao aperfeiçoamento do cidadão enquanto criatura humana.

Os exercícios práticos regulares e continuados do pensar é tarefa própria da Filosofia. O pensar social é atributo da Sociologia. O pensar ético-existencial é a razão da Holosofia.

Por ser a Holosofia uma ciência/arte recém-criada (1994) e ainda não oficial há de se compreender a sua não-inclusão na grade curricular da escola brasileira, mas é inaceitável a ausência da Filosofia e da Sociologia.

Sabe-se que a Filosofia e a Sociologia já comparecem nas salas de algumas escolas, mas de forma tímida, necessitando, pois, de ações conjuntas no sentido de se acelerar o processo de implantação efetiva de tais disciplinas em todas as séries de todos os cursos – fundamental, médio e superior – das escolas do país.

Esta sugestão se constitui no objetivo deste artigo. E a prova da sua necessidade se dá pela passividade do povo brasileiro diante das avalanches de notícias diárias de falcatruas no seio dos “Poderes Constituídos”. O que é uma pena!

A atual realidade clama por mecanismos de estimulação da formação do pensamento crítico do jovem brasileiro, fazendo com que o mesmo venha abandonar a deplorável zona de conforto da alienação, e se tornar agente ativo no processo de resgate da soberania nacional.

É imperativo que cada pessoa seja preservada na sua auto-estima e possa desfrutar do orgulho de pertencer à sua própria sociedade. Com esta compreensão, o reconhecimento da importância da escola na construção do cidadão vem se fortalecer na convicção dos benefícios oriundos de uma grade curricular capaz de oferecer a Filosofia e a Sociologia como disciplinas fundamentais na formação da pessoa. Pense nisso!

O PHS vem contabilizando ganhos importantes na realização do Holo-cinema às terças-feiras, na Cruz Alta. A discussão em torno do filme, a cada sessão, vem estimulando a criação do pensamento crítico nos participantes, a maioria, crianças e adolescentes. Muito legal!

Sebastião Saraiva

Médico e Holósofo