Holocoluna – 0052

  1. Solidariedade

Publicado em 14/07/2007

 

Saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é, além da ausência de doença, a sensação de bem-estar físico, mental e social. O PHS acrescenta… e espiritual.

A sensação de bem-estar nestes quatro planos é sentida por aquele que assume a atitude de solidariedade, tornando-se um solidário.

Logo, o solidário, quando na ausência de doença, deve ser considerado uma pessoal saudável, com “saúde plena”.

Fazendo-se a fusão das palavras “saúde plena”, obtém-se o vocábulo “saudena”. O PHS cria e utiliza este vocábulo para expressar o estado em que se encontra o Holósofo, por conseguinte, o solidário.

Ser solidário é manifestar-se favorável a situações, posições ou idéias de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, explicitando-se aí a responsabilidade mútua. Geralmente o solidário encontra-se em situação privilegiada em relação àquele a quem hipoteca solidariedade.

Portanto, a construção, organização e inauguração da segunda Holo-biblioteca Comunitária em Cajuru, agora no dia 04 de julho, vem denotar o excelente grau de solidariedade da nossa gente, tornando-se um exemplo vivo de tão nobre sentimento.

Tal realidade merece, não apenas ser registrada, mas reconhecida como uma prática a se tornar rotina no nosso meio. Este será o caminho da redenção. O caminho para se resgatar a dignidade do ser humano que povoa os bairros da periferia de nossa cidade.

Enquanto estivermos decididos a nos unir na busca de soluções para os problemas sociais existentes em nosso meio a esperança por um mundo melhor tende a aumentar.

Por isso, o sentimento de solidariedade deve ser cultivado intensamente para que possamos garantir aos nossos descendentes melhores dias. Mas também, para que possamos desfrutar da felicidade interior decorrente das atitudes positivas para com o próximo. Sempre que praticamos a solidariedade com alguém, sentimo-nos imediatamente gratificados.

Nunca será demais ressaltar a importância da solidariedade no processo de humanização da sociedade. Basta refletirmos sobre os acontecimentos de descaminhos diários da nossa juventude, em Cajuru e na maioria das cidades brasileiras, e do mundo.

Neste momento torna-se imperativo apoiarmos todos os movimentos sociais que acenarem na direção da melhoria da qualidade de vida. Este apoio é a própria solidariedade.

A solidariedade brota no coração bondoso de quem acredita na providência divina; ela é capaz de solucionar problemas sociais e de promover grandes transformações interiores nas pessoas envolvidas.

A Solidariedade é uma das variáveis da forma concreta de amar.

Sebastião Saraiva

Médico e Holósofo