Holocoluna – 0051

  1. Holo-biblioteca Comunitária Rita do Prado Gonçalves

Publicado em 23/06/2007

 

O mundo moderno vem exigindo, progressivamente, mais conhecimento e iniciativa pessoal por parte daqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho.

Esta afirmativa tem dois grandes significados: primeiro, refere-se, fundamentalmente, aos jovens; e segundo, a obtenção do trabalho – meio através do qual a pessoa conquista dignamente o dinheiro para garantir a sua subsistência – torna-se possível pela demonstração da bagagem cultural até então adquirida.

Diante do acima exposto, parece lógica a concentração dos esforços das autoridades constituídas, dos segmentos sociais formadores de opinião e dos familiares no sentido de atrair as crianças e os adolescentes para o ambiente escolar.

Este esforço conjunto denota maturidade individual e responsabilidade social rumo à melhoria da qualidade de vida de uma comunidade.

A melhoria da qualidade de vida de uma comunidade inclui a promoção cultural dos seus membros.

A pessoa detentora de maior grau de cultura terá mais chance de se posicionar melhor diante das diversidades da vida, sentir-se-á mais segura, saberá planejar conscientemente o seu futuro, terá mais cuidado na escolha dos seus alimentos, evitará maus hábitos e gozará de mais saúde e, certamente, será mais independente e mais orgulhosa de si, como pessoa e como profissional. Dará ao invés de pedir.

Isto é tudo que os pais desejam para seus filhos.

Pensando assim, O Programa Holosófico de Saúde (PHS) contempla no seu Plano Geral de Ações a implantação da Holo-biblioteca Comunitária (HbC) em todos os bairros da cidade como ferramenta de promoção e manutenção da saúde (física, mental, social e espiritual).

O PHS está à frente da Coordenação Geral das cinco – Cohab, Cruz Alta, Cruzeiro, Dom Bosco e Piscina – equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e, por isso, dá prioridade à implantação da HbC , primeiramente, nesses bairros.

Estabelecido o critério de sorteio, a Cruz Alta foi a primeira felizarda, recebendo a sua HbC no dia 04 de julho de 2006, a Holo-biblioteca Comunitária Profa. Jamile Lourdes Elias.

Agora, às 18h00min do dia 04 de julho de 2007, quarta-feira, será a vez do bairro Dom Bosco, ocasião em que se inaugurará a Holo-biblioteca Rita do Prado Gonçalves, à Rua José Bernardes da Silva, número 363. Você (leitor/a) e toda a sociedade cajuruense estão CONVIDADOS a se fazerem presentes a este ato solene.

Uma das características das atividades do PHS é o compartilhar social. Portanto, a construção do prédio, a aquisição do acervo literário e a organização desta HbC devem-se a dezenas de pessoas amigas e sensíveis a uma boa causa.

Assim, queremos aproveitar esta oportunidade para, também, AGRADECER aos amigos colaboradores – com terreno, material de construção, mão-de-obra, equipamentos, material de consumo e livros –, que sem os quais este sonho não teria se realizado. Que Deus lhes retribua!

Obrigado!

Sebastião Saraiva

Médico e Holósofo