Holocoluna – 0034

1º Artigo de 2007.

            34 – CONVERSANDO COM VOCÊ

Publicado em 27/01/2007

 

Meu caro leitor e distinta leitora, espero que tenha tido um saldo positivo ao fazer um balanço do ano de 2006. Talvez isto não aconteça se você olhar fixamente para frente, mas ao completar o seu campo de visão, olhando para trás, concluirá por uma bendita positividade. Deus assim o permitiu!

É com esta consciência e o reconhecimento de tamanha generosidade do Universo que você deve desfrutar os 365 dias deste Novo Ano. A gratidão consciente é a rainha das virtudes!

Dando continuidade à nossa caminhada em direção à construção de um Mundo melhor, estamos inaugurando o ano de 2007 com esta Holo-coluna especialmente dedicada a você, também especial.

Agora, com mais experiência de vida, portanto, com mais sabedoria, devemos compartilhar com nossos irmãos, a cada novo dia, todos os bons sentimentos do Natal e as grandes esperanças da Passagem de Ano que soubemos acumular nos nossos corações. Esta será a prática da verdadeira religião, da nossa re-ligação com Deus.

Este ano estarei enfatizando o livro como o caminho mais seguro e digno rumo à realização e ao sucesso das pessoas, essencialmente da nossa juventude.

Desenvolver o hábito da leitura é perseguir o extermínio da ignorância pelo poder do conhecimento. Os jovens de Cajuru são inteligentes e merecedores dos nossos esforços.

Com esta convicção convido você a estimular os amigos e as amigas na organização de grupos para ler semanalmente o Holo-coluna e, com senso crítico, oferecer-me um feed back de presente, pessoalmente ou por telefone. Tal iniciativa poderá resultar brevemente na formação de um grupo de pessoas interessadas em aprimorar-se intelectualmente através de debates sobre assuntos palpitantes, do ponto de vista sócio-cultural. A essas ocasiões denominaremos “Café Holosófico”.

Precisamos proporcionar inovações construtivas para os nossos jovens e, ao mesmo tempo, resgatar os valores vivos da literatura de Cajuru. Para não cometer injustiça, opto por omitir nomes, mas prometo entrar em contato com alguns escritores da Terra para dar início a este movimento que, certamente, trará sensações de bem-estar físico, mental, social e espiritual, o que, em última instância, é SAÚDE.

Poupando você de repetir para os(as) amigos(as) aquela definição de Saúde segundo a Organização Mundial de Saúde, e complementada pelo PHS, venho transcreve-la: Saúde é, além da ausência de doença, a sensação de bem-estar físico, mental e social. O PHS acrescenta… e espiritual.

Assim, a “galera” facilmente concluirá a razão pela qual o livro faz parte do contexto Saúde.

É nosso propósito formar uma “corrente-cultural” em nossa cidade, a partir da valiosa participação da Secretaria da Educação, da Cultura, Esporte e Lazer, do Turismo e a Promoção Social, assim como os vários segmentos da sociedade cajuruense. A união é um modelo exemplar a ser seguido por todos, mas principal e fundamentalmente pelos nossos jovens.

Finalmente, quero agradecer a você e a todos que nos acompanharam ao longo do ano que passou, e dizer da minha alegria em poder contar com o mesmo carinho e atenção neste 2007.

Falar algo positivo, pensar bem das pessoas e fazer o bem é cultivar o nosso Deus interior.

Sebastião Saraiva

Médico e Holósofo