Poesias de Cordel

ADESGUIANOS ENQUADRADOS

São Luís/Ma, 22 de junho a 22 de outubro de 1981.

Leia a Obra CompletaLeia a Obra CompletaComentário

Fui convidado a participar de um Ciclo de Estudos a ser realizado pela ADESG.
O fato da “ferida” social deixada pelo regime militar ainda não havia cicatrizado, por isso o convite naquela ocasião não soava como algo interessante. Mas a insistência do colega e seus argumentos terminaram provocando algum grau de curiosidade sobre o que seria estudado e como esse estudo seria feito. Então aceitei.

Pessoalmente nunca fui atingido pela ditadura militar, mas a minha consciência democrática condenava a repressão social e a arbitrariedade política a partir do dia 31 de março de 1964. Neste ano eu viria completar – em 04 de julho – 17 anos de idade.
Na verdade, o que contou foi o clima de camaradagem vislumbrado pelo conhecimento prévio do grande número de amigos inscritos no evento. E foi exatamente isto que aconteceu. 
A alegria de uma convivência tão fraterna inspirou o poeta a gravar os nomes dos colegas em quadrinhas reveladoras do vínculo de bons amigos.
É isto que veremos a seguir, iniciando-se pela Introdução.

 

Leia a Obra Completa...

 

   

Sobre...

“A História da Humanidade registra os movimentos de guerra em todos os momentos evolutivos das sociedades no mundo inteiro... Se tem sido possível formar batalhões destrutivos baseados no egoísmo, talvez seja possível, mais razoável e humano compor legiões construtivas respaldadas no altruísmo”